de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

O Mensalão, o STF e o Congresso

NOSSA OPINIÂO

Se fosse futebol, seriam os últimos minutos dos acréscimos; disputa por pênaltis, 4 X 4, falta um batedor para decidir a contenda.

Quem cassa mandato, o STF ou o Congresso? 

Sente-se que, qualquer que seja o vencedor, o pau vai quebrar. Alguns incendiários, fanáticos torcedores do quanto pior melhor, chegaram a insinuar disputa entre Poderes, motivando os repórteres de campo a questionar sobre isso com membros de ambos os lados. 

A nosso ver, esse seria o pior final para a Ação Penal 470, ou Mensalão para a galera. 

Justamente quando tanto se celebra o tão sonhado (início do) fim da impunidade, ao ver nosso Judiciário julgando e condenando pessoas, até então, tidas como acima da lei, uma disputa fratricida entre o Congresso e a Suprema Corte seria o maior prejuízo às nossas instituições e à própria democracia. A descoberta de controvérsias levantadas no curso do julgamento, e materializadas pela divisão dos votos proferidos (exatos 4X4), deveria ser recebida como mais uma contribuição valiosa desse histórico julgamento no sentido de provocar ampla discussão, à luz da realidade hodierna, sobre o aprimoramento e atualização de nossos ordenamentos jurídicos. 

Exatamente quando estão sendo questionadas as verdadeiras motivações da iniciativa do Legislativo com vista a aprovar a PEC-37, ironicamente batizada de PEC da Impunidade, vista como cerceadora da atuação do MPF na apuração de denúncias contra instituições e servidores públicos, qualquer conflito com relação à competência de Poderes pode ser muito mais explosivo, inoportuno e nocivo do que benéfico à nação e suas instituições.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.