de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Obrigado, STF!

NOSSA OPINIÃO

Há tempos tem se falado nesta nota do PT atacando o STF e o julgamento do Mensalão – ação penal 470. Mas o que se sabia era que o partido estava indeciso com relação à este manifesto, pois além de ser irresponsável ao incitar o povo contra nossas instituições democráticas, seus argumentos não convenciam grande parte dos petistas – por óbvio, de tão absurdos que são; até esquizofrênicos.

Infelizmente, nesta 4ª feira resolveram publicá-la revelando, lamentavelmente, como Merval Pereira escreveu em seu artigo Visão autoritária” (aqui)  que a “direção nacional do PT ainda é dominada pelo grupo político liderado pelo réu condenado José Dirceu, e por essa razão ele é o único petista citado expressamente. A verdadeira face revelada pela nota oficial é mascarada pela defesa da democracia, mas na verdade o PT tenta desmoralizar as instituições que não conseguiu ainda aparelhar. Sob um verniz de defesa da liberdade de expressão, a nota não passa de mero pretexto para mais uma vez tentar desqualificar o Supremo Tribunal Federal e a liberdade de imprensa, dois dos principais obstáculos à dominação total dos mecanismos democráticos do Estado pretendida pelo PT, na busca de uma democracia apenas formal, como as dos vizinhos “bolivarianos” aos quais o PT dedica seus melhores apoios.”

Desde que começamos a acompanhar este julgamento emblemático, dada sua importância histórica ao iniciar um novo tempo onde os princípios republicanos prevalecerão – todos serão iguais perante a lei, sem privilégios para os poderosos, e a impunidade deixará de ser a regra -, expressamos inúmeras vezes nossa satisfação e nosso apoio ao STF (vide post “Valeu STF” sobre nossa manifestação em 21out2012, aqui e nosso post sobre a irresponsável nota do PT, aqui). Portanto, foi com agrado que lemos no noticiário de hoje que outras entidades divulgaram notas de apoio ao STF, cujo destaque transcrevemos abaixo. Precisa mais alguma coisa? Valeu, STF!

“Juízes federais defendem o Supremo no julgamento do Mensalão“Para magistrados, ministros nomeados por Dilma e Lula mostraram ‘independência em relação a quem os nomeou’ (via Estadão, aqui)
“(…) Os juízes federais asseveram que “a independência da magistratura é garantia fundamental do Estado Democrático e os ministros do STF deram mostras disso, honrando o Poder Judiciário”.
Para os magistrados federais, a irresignação quanto às penas que vêm sendo aplicadas “é perfeitamente compreensível dentro do contexto e, por essa razão, a crítica do PT deve ser recebida como expressão de inconformismo, no exercício da liberdade de expressão, nada mais do que isso”.
A entidade dos juízes federais argumenta que o julgamento do mensalão deve ser recebido dentro da normalidade do Estado Democrático de Direito, “não havendo espaço para a politização da matéria”.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.