de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

A dosimetria do mensalão. Pesada?

NOSSA OPINIÂO

Absolutamente. As penas do mensalão não estão pesadas. Estão leves, abaixo da média das penas aplicáveis, considerando o atenuante do conceito da “continuidade delitiva” na cálculo da pena máxima. Isso é simples matemática.

Hoje, Dias Toffoli fez criticas às supostas penas pesadas neste julgamento do Mensalão. “Estremeceu o Twitter”. Em 140 caracteres, os comentários foram inúmeros, claros e indignados. Pelo contrário, na sua maioria, os tuiteiros acham as penas baixas, considerando que se tratam de réus acusados pelo planejamento e operação do Mensalão, crime gravíssimo contra a independência dos Poderes, crime contra a nossa democracia. Quem afirma o contrário tem interesse em confundir a opinião pública, certamente compactuando com a defesa dos réus, e com a escola Lewandowskiana. Dias Toffoli chegou ao cúmulo de defender que a melhor pena seria multa financeira pelos crimes praticados. Ora! Neste raciocínio, qualquer um que possa pagar pode fazer o que quiser. Mas o que mais se deseja neste julgamento não é justamente que ele seja exemplar? Não é acabar com a impunidade dos ricos e poderosos? E os princípios republicanos? Todos não são iguais perante a lei? Queremos punição justa. Aos que forem condenados a cadeia em regime fechado, que assim seja. Será pedagógico.

Finalmente, um registro. Desejamos ao Ministro Ayres Britto muitas felicidades nesta nova fase da sua vida. Se este julgamento foi agendado e tem acontecido de forma transparente, justa e até didática, conforme todos nós podemos conferir via transmissão pela TV, grande parte do mérito é dele – com toda sua doçura e sabedoria.

Obrigado Ministro Ayres Britto!

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.