de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Batalha da efetividade das penas do Mensalão

NOSSA OPINIÃO

Com a proximidade do fim das eleições municipais neste fim de semana, aumenta aceleradamente a ação de grupos de interesse mobilizados para eliminar a efetividade do julgamento do mensalão, com a radicalização cada vez maior do discurso contra a imprensa e contra o STF.

O objetivo imediato é evitar que as penas resultem em prisão dos condenados e na devolução do dinheiro roubado. Assim, a pressão cresce sobre os ministros para que as penas não alcancem o tempo mínimo necessário ao cumprimento de prisão em regime fechado e para que o valor das multas seja irrisório.

Outro objetivo igualmente crítico é assegurar a blindagem do ex-presidente Lula em relação ao escândalo. Qualquer indício de que Lula conhecia ou tenha participado do esquema criminoso é rebatido com virulência. Não se admite nenhuma suspeita que atinja a imagem santificada do ex-presidente.

Caso essa estratégia se imponha, além da impunidade dos condenados e da blindagem de Lula, será alcançado outro objetivo estratégico desses grupos, que é desmoralizar de vez o Poder Judiciário, matando todas as esperanças da sociedade de uma justiça menos indulgente com os crimes do poder.

Estão empenhados nessa operação intelectuais, blogueiros chapa-branca e dirigentes do PT, produzindo e espalhando teses como as do “linchamento pela imprensa”, “julgamento de exceção” e “golpe das elites contra o governo popular”, além da campanha direta de desmoralização de ministros, jornalistas, veículos de comunicação e todas as demais vozes que não se submetem.

A meta final é abrir ainda mais o terreno para a reprodução perpétua do poder e para o controle do estado na base do toma-lá-dá-cá e da corrupção como política pública, o que vai exigir o cerceamento da liberdade de imprensa e o aparelhamento político dos tribunais.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.