de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: a regra da impunidade com os dias contados?

2 Comentários

O julgamento do mensalão pelo STF entra na fase final com a definição das penas dos 25 condenados. Alguns deles terão de cumprir prisão fechada e pagar multas em dinheiro.

A expectativa da sociedade é que as sentenças sejam efetivamente cumpridas e, também, que este julgamento deixe como legado para o sistema judicial brasileiro uma sinalização clara de que a corrupção se tornou uma atividade mais arriscada e que a regra da impunidade dos poderosos está mesmo com os dias contados.

Alguns condenados, como José Dirceu e José Genoíno, apoiados por intelectuais do PT, dirigentes e militantes, acusam o tribunal de fazer um julgamento de exceção, flexibilizando a exigência de provas para a condenação.

É uma ironia que gente graúda de um partido de origem popular esteja atacando a justiça agora. A realidade comprova exatamente o contrário da alegação desse pessoal. Não é o STF que flexibilizou a lei para condenar réus do mensalão. É a justiça no Brasil que sempre foi flexível e indulgente com os criminosos do poder.

Em vez de combater o STF e em vez de conspirar para censurar a imprensa, os políticos condenados agora deveriam demonstrar arrependimento e realizar autocrítica pública, como compensação pelos prejuízos às instituições democráticas e ao seu próprio partido.

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

2 pensamentos sobre “Mensalão: a regra da impunidade com os dias contados?

  1. Estou repassando mensagem para moralizarmos o congresso! Peter Davies

  2. Infelizmente essa guerra muito antiga. Desde que os seres humanos comearam a se organizarem em sociedade, sempre houveram os “espertos”. Na Grcia antiga (sec. 4 a 5 AC) eles foram denominados de sofistas, e no Brasil atual so denominados de “mensaleiros”. Faz inclusive parte das caractersticas do ser humano. Peter Davies