de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Os condenados do mensalão serão presos?

NOSSA OPINIÃO

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, anunciou que vai reiterar o pedido de prisão imediata dos réus condenados no julgamento do mensalão. Ele não vê sentido em esperar a publicação da decisão e eventuais recursos para que as prisões sejam feitas. Pelo Código Penal, o regime é inicialmente fechado para penas a partir de oito anos.

Especula-se que a maioria dos ministros do STF não concorda com essa posição do procurador. Argumentam que isso seria incoerente com o posicionamento do tribunal, que desde 2010 já condenou cinco parlamentares que até hoje não começaram a cumprir as penas.

Ocorre, porém, que a expectativa da sociedade é que o julgamento do mensalão inaugure uma nova postura da justiça brasileira, tornando efetivamente puníveis os crimes do poder, como a corrupção na alta esfera do governo.

O fato de cinco parlamentares condenados ainda não terem começado a cumprir as penas é exatamente o retrato de uma sociedade injusta e cruel, na qual a lei é severa com o povo e o direito é indulgente com os donos do poder.

Sabe-se que mais de duas centenas de deputados e senadores têm processos tramitando no STF e todos esses acusados apostam exatamente no sistema podre que garante a impunidade, recorrendo a manobras para atrasar os julgamentos até a prescrição dos crimes ou, nos raros casos em que há condenações, buscando evitar a aplicação das sentenças.

Essa velha regra da impunidade não é mais aceita pela sociedade, que exige o cumprimento das penas dos corruptos e, também, a devolução ao povo do dinheiro roubado.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.