de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: a máquina do PT parte para o ataque

O Brasil vive um momento de esperança e também de apreensão com o julgamento do mensalão, que já resultou na condenação de José Dirceu e outros políticos importantes e, também, de gente poderosa do mundo dos negócios.

Os votos da maioria dos ministros do STF alimentam a expectativa de uma mudança positiva na justiça, tornando a corrupção um crime mais arriscado e enfraquecendo a regra da impunidade para os donos do poder.

Além disso, foi comprovada a existência de uma organização criminosa com a finalidade de submeter o poder legislativo ao executivo e, ao mesmo tempo, os dois poderes à vontade de um partido. Esse episódio vergonhoso de nossa história deverá servir de alerta para a sociedade limitar o risco de repetição de ameaças como aquela.

Se tais resultados do julgamento são motivos de esperança, a reação das lideranças do Partido dos Trabalhadores provoca apreensão. Em vez de assumir os erros e promover autocrítica, o PT parte para o ataque ao STF, à imprensa e aos que apoiam o julgamento e querem que as decisões do tribunal sejam cumpridas.

Isso vem de um partido que demonstra não respeitar qualquer compromisso ético e concentra um poder político descomunal: está no comando da República há 10 anos, é amplamente majoritário no Congresso Nacional, governa grande número de estados e municípios, aparelhou todo o setor público e controla a maioria dos sindicatos e organizações sociais.

Trata-se, portanto, de uma máquina extremamente poderosa que parece se afastar cada vez mais dos compromissos democráticos. A hora é, portanto, de comemorar a esperança na justiça, mas também de manter e ampliar a mobilização da sociedade em defesa da democracia.

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.