de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

O Mensalão e a democracia

NOSSA OPINIÃO

Hoje foi um dia tranqüilo e bastante produtivo. Interessante o debate sobre lavagem de dinheiro – certamente sua conclusão vai repercutir  internamente em todos os tribunais do país. É um tema relativamente novo, ainda pouco discutido. E que momento melhor? Que tribunal melhor?

Sem dúvida, o julgamento do mensalão está fazendo história – é emblemático. Os ministros, na sua grande maioria, tem tido um desempenho exemplar. Hoje, mais uma vez, mostraram isenção e independência ao se dividir nas sentenças  – foram rigorosos na exigência de provas, ou fortes indícios, para condenação. Mostraram consistência e seriedade.

Ontem, Celso de Mello destacou “a perigosa situação a que o país está exposto, dirigido por dirigente capazes de perpetrar delitos difamantes”. Para Ayres Britto, “esse catastrófico modo interpartidário de fazer política”, “pecuniarizada de alianças argentárias, um tipo de coalizão excomungado pela constituição”, leva a que o perfil ideológico que sai das urnas fique adulterado, ferindo a democracia”. Ou seja, por pouco ela não sucumbiu, pois  ter o legislativo submetido ao executivo, desrespeitando o principio da democracia representativa e a independência dos 3 poderes, é crime – advertiu o Supremo. Vale ainda salientar que a maioria dos atuais ministros da Corte, sete em dez, foi nomeada por governos petistas. É risível enxergar algum dirigismo nas condenações que têm sido distribuídas”.

Nosso judiciário sai consolidado e fortalecido. E, felizmente, nossa democracia vence este triste episódio e aponta para um novo paradigma em nossa história política. Definitivamente, o Brasil é um país sério.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.