de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: Valeu, STF! Valeu, brasileiros!

2 Comentários

A ficha ainda não caiu inteira, mas tudo leva a crer que o julgamento do mensalão tornou a corrupção uma prática mais arriscada no Brasil. A regra da impunidade começa a perder força nesse país onde o direito protege desde sempre os poderosos e a lei pesa muito mais sobre o povo que sobre os donos do poder.

Hoje foi um dia histórico. Os ministros brilharam. Marco Aurélio destacou a óbvia participação de Dirceu como mentor do mensalão: “Tivesse Delúbio Soares a desenvoltura intelectual e material a ele atribuída, não seria somente tesoureiro do partido. Quem sabe teria chegado a um cargo muito maior. Apontar Delúbio como bode expiatório como se tivesse autonomia suficiente para levantar R$ 60 milhões – já não sei mais a quantia e distribuir esses milhões – ele próprio definindo os destinatários, sem conhecimento da cúpula do PT? A conclusão subestima a inteligência mediana”. Por fim, Carmem Lúcia deu um recado lapidar: “O ilícito não é normal. Acho estranho e grave que uma pessoa diga ‘houve caixa dois’. Ora, caixa dois é crime, é uma agressão à sociedade brasileira.”

Valeu, STF! Valeu, Joaquim Barbosa! Valeu, procuradores Roberto Gurgel e Antônio Fernando de Souza! Valeu, Procuradoria Geral da República e Polícia Federal! Valeu, jornalistas que honram a profissão! Valeu, brasileiros que combateram na rede e nas ruas para que o julgamento do mensalão acontecesse!

A gente sabe que ainda tem muito malfeito acontecendo por aí. Criminosos de colarinho branco ficam impunes devido à lentidão da justiça. Aumentam os ataques ao STF e à imprensa crítica. E também cresce a pressão para que os culpados no mensalão não cumpram as penas e não devolvam o dinheiro roubado.

Mas a gente também sabe que o Brasil ficou diferente depois do julgamento do mensalão. A corrupção como modelo político está em cheque. A sociedade descobriu que tem o poder de fazer as instituições cumprirem os seus papéis.

A hora, portanto, é de comemorar e também de recarregar as baterias. Vamos homenagear o STF e defender o cumprimento das sentenças do mensalão. Vamos cobrar a devolução do dinheiro roubado. Vamos exigir que o fim deste julgamento seja o início de uma justiça mais republicana no Brasil. Vamos mostrar que continuamos de olhos bem abertos e dispostos a combater a impunidade.

É HORA DE COMEMORAR E DE MANTER A MOBILIZAÇÃO

Caminhada e chopada comemorativas do julgamento do mensalão e homenagem ao STF: dia 21 de outubro de 2012, domingo. Concentração às 10h30 no Calçadão do Leblon, RJ.

Uma manifestação comemorativa do julgamento do mensalão e em homenagem ao STF será realizada no dia 21 de outubro, domingo. A concentração será às 10h30 no Calçadão do Leblon, Rio de Janeiro. Haverá caminhada até o Posto 9, em Ipanema, quando os participantes poderão brindar numa chopada o começo do fim da impunidade no Brasil.

A iniciativa é do Movimento 31 de Julho Contra a Corrupção e a Impunidade, que realizou a campanha “SOS STF” e iniciou o abaixo-assinado pelo “Julgamento do Mensalão Já”, veja aqui, e tem o apoio do Movimento Queremos Ética na Política. Estão todos convidados! E, se quiserem, levem faixas e cartazes.

Valeu, STF!

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

2 pensamentos sobre “Mensalão: Valeu, STF! Valeu, brasileiros!

  1. Gostaria de manifestar minha inquietao pois o PT vem usando de maneira srdida seus dois Ministros que por “ato de oficio”,tentam criar situaes que obriguem uma paralisao do julgamento, como ficou bem claro quando o Ministro Revisor tentou abrir uma polemica quanto ao fato de Marcos Valrio no ter assinado como avalista no contrato juntamente co Genuno. Acredito que os demais Ministros percebendo a manobra, tratou e eliminar a questo de plano, no permitindo nenhuma duvida. Por este razo vamos ficar de olho, pois como j frisei, estes dois Ministros esto ali executando ordem por ato de oficio, ou seja, so prepostos do PT.