de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão emocionante!

NOSSA OPINIÃO

Acompanhar a voto histórico do ministro Celso de Mello foi de arrepiar. Perceber o quão acertado tem sido o nosso caminho, o quanto estamos alinhados na interpretação deste processo e, apesar dos percalços, o quanto tem valido a pena o empenho de todos, não tem preço: emocionante!

Alertas e apreensões neste julgamento têm surgido dia sim, dia também. Pudera: imensos interesses estão em jogo e os argumentos contrários e os obstáculos contra o seu bom andamento têm sido criativos e constantes. As vezes, desesperados. Usam e abusam da linguística, investem na comunicação. Uma hora insinuam um esdrúxulo “julgamento de exceção”, outra hora é “denunciada” a falta do duplo grau de jurisdição. Embora o processo esteja sendo conduzido rigorosamente de acordo com a nossa Constituição, volta e meia, ameaçam “anular” o julgamento recorrendo ao Pacto San José da Costa Rica. E até falam em golpe. Mas a presidente Dilma se mantém distante e com ar blasé para este julgamento, aparentemente sem se incomodar – que golpe, cara pálida? Ainda não satisfeitos, recorrentemente acusam um risível “complô da mídia conservadora”, ao mesmo tempo que querem que o julgamento deixe de ser televisionado – ou seja, todos dependeremos da tal mal falada mídia para saber o que está acontecendo. Enfim, sustos e surtos não tem faltado. “Assombram”.

Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena, já disse Fernando Pessoa. Como já mencionamos, este julgamento do mensalão tem sido a dissecação do que há de mais podre na política e, ao mesmo tempo, uma afirmação da política no seu sentido mais grandioso e nobre, com a manifestação livre das instituições democráticas, com a participação mais atenta da sociedade. Como destacou o ministro Celso de Mello, “nem a paz e nem o desenvolvimento humano podem florescer diante de corrupção.”

Está se delineando um novo horizonte no panorama político nacional. É um momento histórico. Este é um julgamento emblemático!

Leia trechos do voto do Min Celso de Mello, via blog do Noblat, aqui

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.