de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Nervoso e confuso, Zavascki parece réu e não candidato a ministro

NOSSA OPINIÃO

Teori Zavascki esteve tão enrolado e nervoso em alguns momentos da sabatina de hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que mais parecia um réu e não um jurista renomado e experiente indicado pela presidente da República para o cargo de ministro do STF.

Não conseguiu deixar claro se pretende ou não participar do julgamento do mensalão e, portanto, alimentou ainda mais a suspeita de que toda a correria para a sua nomeação – deflagrada por Dilma Rousseff e turbinada por José Sarney e Renan Calheiros – tem mesmo o objetivo de melar o processo ou pelo menos aliviar a situação dos acusados ligados à cúpula do PT.

A esta altura do campeonato, a participação do novo ministro no julgamento em curso não traz qualquer benefício, seja para o desenrolar do processo em si seja para as suas repercussões no aprimoramento da justiça e no combate à impunidade. Será na certa um fator a mais de atraso e, provavelmente, de dúvidas e polêmicas que só beneficiarão os réus, contrariando, portanto, o interesse e o desejo da sociedade.

A expectativa dos brasileiros é que o STF faça justiça e que o desfecho dessa ação penal introduza o temor à lei nos poderosos que se sentem à vontade para usar dinheiro e cargos públicos para se locupletarem e reproduzirem o domínio político.

Suores e altercações não vão bem em sabatinas. Jurista tarimbado, Zavascki deve saber que é assim que a banda toca. O que vai bem é chá de camomila. Sinceridade e clareza também ajudam. Para espantar as suspeitas basta dizer: “Não vou participar do julgamento”.

Inicio

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.