de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

O Mensalão e Teori Zavascki

NOSSA OPINIÃO

Este julgamento tem sido muito interessante. Por ser televisionado e acompanhado com interesse pela opinião pública em tempo real – nada mais transparente -, os ministros tem tentado se fazer entender e para isso, dentro do possível, usam até de certo didatismo. O vocabulário, por exemplo, está bem mais razoável. E o formato “fatiado” do julgamento facilitou, sem dúvida, a compreensão de todos. O brasileiro nunca mais será o mesmo.

Hoje, enquanto no plenário os ânimos estiveram mais contidos, envolvidos em debates sobre corrupção e lavagem de dinheiro com ou sem conhecimento, com ou sem dolo etc., nos bastidores a inquietação é geral. Como já mencionamos (aqui), preocupa a possível participação de Teori Zavascki neste julgamento histórico, devido à inconveniência do momento, pois, a despeito de toda sua excelente qualificação, só iria tumultuar. Por sorte, há quem se posicione. O senador Álvaro Dias, p.ex., sugeriu que a oposição deverá se estender nas perguntas da sabatina a fim de arrastar a sessão. O objetivo é que não haja tempo hábil para a votação pelos membros da comissão. Há quem diga também que a estratégia é adiar a sabatina para depois das eleições. Enfim, não se sabe o que vai acontecer. Mas, sem dúvida, as peças desse xadrez estão se mexendo.

É notório que Teori Zavascki é competente, sério e que possui uma imaculada reputação. Portanto, desde que ele declare que não vai participar do julgamento da ação penal 470 – o mensalão – , ficaremos felizes com a sua participação nos outros vários processos pendentes no STF. Já é uma boa ajuda. A nós só importa que este emblemático julgamento siga em frente, sem interrupções, e que justiça seja feita. 

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.