de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Vamos ao Mensalão!

NOSSA OPINIÃO

Até aqui, tudo bem. Sem dúvida, o julgamento da ação penal 470 – o mensalão – tem caminhado e são impactantes as constatações que tem surgido neste percurso. Como bem salientou o ministro Gilmar Mendes, os valores até então reconhecidos na lavagem do dinheiro podem ser somente uma parte de todo esquema, inclusive com participação de outras instituições e pessoas. Importantíssima também a lembrança do ministro Fux de que os desvios de dinheiro publico deste processo poderiam ter sido investidos em hospitais, escolas, na infraestrututa etc. Ou seja, todos somos prejudicados, especialmente os mais pobres – corrupção mata! Com acerto, a ministra Carmem Lucia usou o sangue em uma metáfora ao afirmar que “o dinheiro é para o crime o que o sangue é para a veia: se não circular com volume, não temos como irrigar o esquema”.

Mais recentemente, as revelações de Marcos Valério de que o ex-presidente Lula estava por trás de tudo, seria o verdadeiro líder do mensalão, são estarrecedoras.  Ele vai dar alguma declaração sobre essa denuncia? Vão abrir um novo processo para inclui-lo? Não se sabe. Sabe-se apenas, parafraseando Shakespeare, que há algo, ou alguém, de muito podre no reino de Pindorama. Quem é esta alma do mensalão? Surpresas estão por vir.

Enfim, depois de tantos avanços neste julgamento, surpreendendo a todos pelas constatações, revelações e seriedade e restaurando a confiança da sociedade civil na justiça, entramos nesta semana em outra fase. Hoje, o relator expos de forma absolutamente convincente a compra de votos dos parlamentares. Indubitável. Cadeia aos condenados!

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.