de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: apenas o inicio

O julgamento do mensalão pelo STF como partida e não como chegada, por Altamir Tojal

Há expectativa de que o julgamento não seja só o fim da Ação Penal 470, mas seja também o começo de uma nova justiça brasileira, que é, há séculos, rigorosa com bandidos pobres e indulgente com os poderosos. A sua repercussão também pode animar a sociedade a cobrar um processo rigoroso sobre o caso da empreiteira Delta, maior e mais abrangente que o mensalão (…).

Essa impunidade alimenta a corrupção, subtraindo recursos das obrigações sociais do estado e alimentando a descrença política e a desmoralização da democracia.

Como assinalou o presidente da corte, Ayres Britto, na sessão da última quinta-feira do julgamento do mensalão, a corrupção leva a uma apatia cívica e os cidadãos deixam de acreditar no poder público. O ministro Celso Mello assinalou a preocupação de que “ela penetre no aparelho do Estado, para, a partir de ganhos colossais, exercer uma gama muito extensa de poder político, em ordem até mesmo de comandar o próprio estado”, concluindo que sua repercussão não é apenas penal, mas também política e constitucional.

Isso, portanto, ressalta a importância do julgamento em curso. É um debate profundo que se abre na sociedade brasileira sobre o efeito da corrupção no desenvolvimento social, capaz de explicar porque o Brasil é a sexta economia do mundo e um dos piores países em desenvolvimento humano. É, sobretudo, uma oportunidade para discutir o resultado da corrupção e da impunidade como doenças da sociedade, que afastam a população da política e emperram o processo democrático. É assim, desmoralizando a democracia, que essas patologias se alimentam e se reproduzem (…).

Leia este ótimo artigo na integra, aqui

Inicio

 

 

 

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.