de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: a lavagem de dinheiro no banco dos réus

NOSSA OPINIÃO

A lavagem de dinheiro, tema do capítulo de hoje do julgamento do mensalão, é delito tão grave – ou mais grave ainda – que todas as demais espécies criminosas que caracterizam a corrupção. Como disse a ministra Carmem Lúcia, “o crime precisa de dinheiro para sobreviver”. A lavagem é o crime que viabiliza a corrupção no Brasil e pelo mundo. E também viabiliza outras desgraças contemporâneas, como o terrorismo e o tráfico de drogas.

O que ficou evidenciado na sessão de hoje do STF é que a organização criminosa do mensalão só foi possível porque organizações financeiras e comerciais e seus dirigentes desenvolveram um sofisticado sistema de ocultação, dissimulação e distribuição de dinheiro sujo.

Este é mais um momento crucial da AçãoPenal 470 e, sobretudo, mais um legado para a justiça brasileira. Acreditamos que o efeito demonstração das sentenças e dos argumentos discutidos pelos ministros dará necessariamente mais eficácia aos nossos tribunais no combate à corrupção e contribuirá para reduzir a impunidade no país com relação aos crimes cometidos por delinqüentes de dentro do poder político e econômico.

Fica evidente que o banqueiro, o publicitário, o empresário e qualquer outro que lava dinheiro sujo é bandido igual ou pior que o político corrupto e não se diferencia do traficante e do assaltante. A lavagem de dinheiro é indispensável para que esses criminosos existam e igualmente causa mortes, feridas, doenças e desassistência a milhões de pessoas. Todos merecem julgamento justo e, se condenados, devem cumprir rigorosamente as penas que lhes forem imputadas.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.