de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mistério e o Mensalão em dois tempos

NOSSA OPINIÃO

Enquanto o julgamento do mensalão se prolonga, tendo hoje a sessão passado por uma fase mais monocórdia e desgastante, inclusive com direito a farpas entre o relator e o revisor, os trâmites da indicação do substituto do ministro Peluso, Teori Zavascki, seguem acelerados. De vento em popa.

Hoje, mais uma vez, Ricardo Lewandowski reforçou a sua tendência a dar lições, a esmiuçar a acusação exaustivamente e ainda ser candidamente complacente com os réus: absolveu 4 deles.  Já indagado sobre sua disposição em acelerar o julgamento acrescentando ao cronograma sessões também as 4ª feiras pela manhã, ele concordou. Sem dúvida, o julgamento tem sido fatigante para todos. E nem chegou ao meio!

Por sua vez, 10 dias depois da saída do Peluso e 24 horas depois de indicado para o STF, Teori Zavascki saiu em busca de apoio e até já se encontrou com o presidente do Senado. Cuidadoso nas inúmeras entrevistas, ele termina por não afirmar “nem uma coisa, nem outra, muito pelo contrário”. Indagado se iria votar no julgamento, caso fosse confirmado pelo Senado a tempo, ele desconversou e declarou que somente definirá se vota ou não após esta confirmação. Mas ora, essa deverá ser uma pergunta importantíssima na sabatina da confirmação!

Como afirmou o especialista da FGV, Diego Werneck, “para um juiz, o silêncio fora da decisão é uma virtude. Mas não se avalia Zavascki como juiz, mas sim como alguém indicado, em processo político, para integrar a mais alta Corte do país, durante o mais importante caso dos últimos anos”.

Portanto, vota ou não vota? Por que prolongar este mistério? Nós temos pressa.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.