de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: tombando no dominó.

NOSSA OPINIÃO

Hoje à tarde, a mídia acabou de anunciar que João Paulo Cunha, réu do mensalão, desistiu da sua candidatura à prefeitura de Osasco. Pudera: ele foi condenado por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Não fosse a certeza da impunidade, sequer deveria ter se candidatado. Os outros réus, Pizzolato, Marcos Valério e seus sócios, idem. Condenação pesada.

O Supremo tem mostrado inteligência, bom senso e ousadia – tem dado uma verdadeira aula. Entre outras, está sendo interessantíssima a discussão entre verdade processual x verdade real. As decisões tem sido quase consensuais, praticamente unanimes. E são decisões acachapantes, a partir de indícios indiscutíveis: é legitima “uma certa elasticidade na prova acusatória”. E agora, Dirceu?

Como bem disse o min. Peluso, “ a condenação não deixa de ser, por mais paradoxal que soe, um ato de respeito aos próprios réus, pois cumprida à pena, esta passa a ser um chamado à reconciliação com a sociedade”.

Pois que seja o inicio de um virtuosíssimo efeito dominó e que, um a um, os condenados neste julgamento sigam se reconciliando com a sociedade. Se é que isso é possível.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.