de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão: a vítima da corrupção é o povo

2 Comentários

NOSSA OPINIÃO

Há poucas semanas, ao fazer a sua caminhada dominical no calçadão de Ipanema, o ministro Luiz Fux encontrou os ativistas do Movimento 31 de Julho panfletando pela realização do julgamento. Na ocasião ele disse somente: “Confiem na Justiça!”.

Agora, podemos dizer que valeram à pena as passeatas, os comícios e toda a mobilização. Os votos do ministro Fux e da ministra Carmen Lúcia na sessão de ontem, 27 de agosto, do julgamento do Mensalão inauguram uma nova era no combate à corrupção e à impunidade no Brasil. Fux assinalou que “temos que nos preocupar com a dignidade das vítimas, que é toda a sociedade brasileira”. E acrescentou: “a cada desvio de dinheiro público, mais uma criança passa fome, mais uma localidade fica sem saneamento, mais um hospital, sem leitos. Estamos falando de dinheiro público, destinado à segurança, à saúde e à educação”. Carmen Lúcia lembrou que o fato do deputado João Paulo Cunha mandar a mulher pegar R$ 50 mil no caixa do Banco Rural “se deve a uma singeleza extremamente melancólica para nós brasileiros, que é uma certa certeza de impunidade”.

Estas têm sido as nossas mensagens principais nas ruas e na rede. O reconhecimento no STF, na corte suprema do Brasil, de que a grande vítima da corrupção é a população, principalmente os mais pobres, e a repulsa à certeza da impunidade, que protege há séculos os mais poderosos, que os anima na manipulação dos recursos públicos para se locupletarem e para a reprodução do seu poder, essas duas afirmações tão óbvias, mas tão escamoteadas na justiça brasileira, compensam realmente todos os atos, todas as palavras e todos os gritos para que este julgamento acontecesse. É claro que queremos a punição dos criminosos. Mas as declarações desses dois ministros lavam mesmo a nossa alma e renovam a esperança de que o Brasil caminha para ser um país mais justo e democrático.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

2 pensamentos sobre “Mensalão: a vítima da corrupção é o povo

  1. Homens que fazem o que dizem, sem abismo entre palavra e ato, como Peluso, diferentes dos que levianamente se comprometem nas campanhas pré-eleitorais, com o fito único de chegarem ao cargo político que almejam, é desse tipo de homens que o Brasil precisa. Precisamos encorajá-los a se candidatar e apoiá-los quando, por terem ética, estiverem sendo massacrados pelo esquemão dos corruptos unidos. Um esquadrão, na verdade, do qual precisamos nos livrar.

    Thaïs Oliveira