de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Decisão inabalável de concluir o processo do Mensalão

2 Comentários

NOSSA OPINIÃO

A cada etapa do julgamento do Mensalão pelo STF a sociedade é confrontada com pormenores da gigantesca operação de desvios de recursos para a compra de votos de parlamentares e assim submeter o Legislativo ao Executivo, durante o primeiro mandato do presidente Lula. Hoje, o relator Joaquim Barbosa revelou a complexa teia fraudulenta de originação de recursos, com sofisticadas manobras para encobrir a natureza pública do dinheiro até chegar aos bolsos dos políticos corrompidos. Em razão dessa trama, o ministro relator do processo votou pela condenação do ex-diretor do BB, Henrique Pizzolato, e dos publicitários Marcos Valério e seus dois sócios. Na semana anterior, Joaquim Barbosa, trilhou o mesmo caminho para pedir a condenação do deputado João Paulo Cunha.

Também na sessão de hoje, a Corte voltou a rejeitar a pressão da defesa para alterar a metodologia do julgamento, já devidamente aprovada e reiterada pela maioria dos ministros. A investida foi capitaneada mais uma vezpelo ex-ministro da Justiça de Lula, Marcio Thomaz Bastos, com o endosso de inúmeros dos demais advogados de defesa. Até agora, o Tribunal transmite à sociedade a inabalável decisão de dar continuidade e concluir este grande e difícil processo, com independência em relação ao governo e ao partido que está no poder há dez anos, cujos principais quadros dirigentes promoveram na ocasião a operação criminosa que está sendo julgada. A prosseguir nessa linha, os atuais membros do STF deverão entrar para a história não apenas como os juízes que concluíram a AçãoPenal 470, mas também como aqueles que abriram caminho para uma justiça mais eficaz e para o combate à impunidade no país.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

2 pensamentos sobre “Decisão inabalável de concluir o processo do Mensalão

  1. Parabéns pela cobertura, pessoal!
    Estou acompanhando o blog, religiosamente.
    Abraços.