de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Mensalão tenebroso

NOSSA OPINIÃO

OS PORMENORES DAS “TENEBROSAS TRANSAÇÕES”

O esperado relatório do ministro Joaquim Barbosa, que começou a ser apresentado hoje no STF, descreve os pormenores das “tenebrosas transações” feitas com dinheiro público e privado para financiar campanhas eleitorais e submeter pela corrupção o legislativo ao poder executivo. A sociedade segue acompanhando o julgamento do Mensalão na expectativa de seja o ponto final desse importante processo e, também, o começo de uma nova fase do poder judiciário, para superar a morosidade e a ineficácia e, assim, vencer a impunidade dos poderosos.

Hoje, um conjunto de entidades da rede de movimentos contra a corrupção e a impunidade realizou uma manifestação simbólica em frente ao tribunal para dar exatamente este recado: a sociedade brasileira perdeu a paciência com esse sistema que produz e reproduz o patrimonialismo, garante o poder das oligarquias, burla a vontade do povo e desmoraliza a democracia.

O julgamento transcorre observando o respeito a todas as garantias e formalidades jurídicas, que vêm sendo exploradas pela defesa, atrasando o processo, o mais que pode. Para evitar dúvidas e acusações, a Corte acatou até mesmo uma petição duvidosa de exclusão de um dos réus, o que é lastimável. A lamentar, também, a permanente e extravagante atuação do ministro Lewandowsky no papel de antagonista do relator e de assistente da defesa, corroborando todas as suas manobras. Deplorável igualmente é a permanência no julgamento do ministro Dias Toffoli, ex-advogado do PT e do governo Lula e ex-assessor de confiança de José Dirceu, o chefe da quadrilha.

Inicio

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.