de olho no mensalão

pelo Movimento 31 de julho

Ali Babá e o Mensalão

NOSSA OPINIÃO

Soa risível, se não má-fé, a responsabilização recorrente imputada à imprensa por um suposto prejulgamento do mensalão. Ora, neste mundo interconectado, onde a comunicação flui com amplitude e velocidade da luz, a imprensa sem dúvida informa, mas está longe de ser a única fonte de informação. Hoje, nem Matusalém desconheceria a internet que tornou o mundo uma “aldeia”, onde incontrolavelmente se fala de tudo e de todos, fatos verídicos ou não, fazendo ou não sentido.

Na verdade, consenso midiático é impossível. A própria imprensa apresenta pontos de vista diversos, a gosto de freguês, contra ou a favor, e suas nuances, o que é perfeitamente saudável na medida em que prevalece a informação mais confiável e verossímil.

Pois hoje, um dos advogados das defesas, em sustentação oral se queixando do “consenso” da mídia, afirmou que a montagem dessa “farsa midiática remete a opinião pública à figura de Ali-Babá e os 40 ladrões!” Por sinal, boa observação e até um ato falho. Ainda, sarcasticamente, ele concluiu dizendo que teria lido que “O Zé Dirceu, por exemplo, foi acusado (…) de praticamente ter assassinado a Odete Roitimam”. É para rir?

Então a culpa é da mídia? Por favor, poupem-nos. Não subestimem a nossa inteligência e nem façam uso de argumentos esdrúxulos. Não convencem. Como afirmou recentemente o ex-presidente do Supremo, Carlos Velloso, “a imprensa está, simplesmente, noticiando livremente. Nesse sentido, ela se põe como pulmão da sociedade. Ai deste país não fosse a imprensa livre! Quanta coisa ficaria encoberta.”

Como diria o Ancelmo Góis, “que Deus nos proteja”!

Anúncios

Autor: deolhonomensalao

O MOVIMENTO 31 DE JULHO é o responsável por este blog. Desde meados de 2011 o movimento vem organizando e participando de manifestações contra a corrupção e a impunidade, tais como: passeatas, comícios e também ações na Internet, realizadas em conjunto com outros grupos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Promoveu o abaixo-assinado – SOS_ STF- pelo julgamento do Mensalão, o Troféu Algemas de Ouro e a Campanha do Pega Ladrão. Vem contribuindo para causas vencedoras, como o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário e a confirmação do julgamento do Mensalão, a maior conquista da sociedade contra a impunidade.

Os comentários estão desativados.